CRIMINOSOS USAM APPS DE REUNIÕES ONLINE PARA INFECTAR VÍTIMAS

As videochamadas se tornaram muito populares depois das medidas de isolamento social e restrições domésticas, uma vez que nos permitem estar próximos da família, amigos e colegas. Sabendo que os cibercriminosos não hesitam em usar qualquer oportunidade para disseminar malware, os especialistas da Kaspersky investigaram o cenário atual de ameaças que usam como iscas esses apps de reunião online.

A análise da Kaspersky constatou que o Skype é a marca mais usada pelos cibercriminosos em seus golpes, com um total de 120.000 arquivos suspeitos disfarçados da tradicional aplicação de videochamadas. Em seguida, o levantamento identificou mais 1.300 arquivos maliciosos, que se disfarçavam de Zoom (42%), WebEx (22%), GoToMeeting (13%), Flock (11%) e Slack (11%).

Porcentagem de ameaças que disseminam malware usando o nome de apps populares para videoconferência (golpes usando o Skype não foram contabilizados, já que este lidera com folga)

Entre os arquivos suspeitos, foram encontradas imitações simples dos programas reais e, entre os arquivos verdadeiramente maliciosos, estavam alguns malware. Destacam-se duas famílias de adware – programa que exibem propagandas de forma abusiva: DealPly e DownloadSponsor.

Materia completa em http://revistasecurity.com.br/criminosos-usam-apps-de-reunioes-online-para-infectar-vitimas-avisa-kaspersky/